O Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, OTTONIEL DOS SANTOS, que participa na 11ª edição da Cimeira Mundial dos Governos, que decorre no DUBAI, sob o lema “Moldando os governos do futuro”, considerou positiva a presença de Angola visto que ajuda a perceber das instituições multilaterais presentes na cimeira as oportunidades de financiamento disponíveis.
O governante, que faz parte da delegação angolana chefiada pela Ministra da Educação, Luísa Grilo, acompanha a tendência dos governos relativamente aos temas ligados à transformação digital (Inteligência Artificial) e como se estão a financiar, quer a nível dos mesmos, quer dos respectivos actores do sector privado.
OTTONIEL DOS SANTOS enfatizou a intervenção da presidente do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), a ex-presidente da República do Brasil, DILMA ROUSSEFF, que afirmou na 3ª feira (13.02.2024) que o BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irão – já representa 31,5% do PIB (Produto Interno Bruto) global, superando os 30,8% do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia).
A declaração da presidente do Banco dos BRICS se deu durante a participação no World Government Summit, no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A propósito, o Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro de Angola ressalta as três linhas principais de financiamentos anunciado pelo NBD, sendo uma delas consiste em apoiar os países em desenvolvimento, dando-lhes financiamento em moeda local, potenciar os mercados domésticos dos países membros, através de emissão de instrumentos financeiros, principalmente de dívida em moeda local, assim como apoios institucionais para a garantias ou diminuição de percepção de riscos.
Na Cimeira Mundial dos Governos no Dubai, que encerra hoje, conta com a presença de mais de 25 líderes mundiais, 140 governos, 85 organizações internacionais e 4.000 participantes.
O evento acolhe 110 diálogos e sessões interactivas com mais de 200 palestrantes proeminentes, incluindo presidentes, ministros e visionários, bem como 23 reuniões ministeriais e sessões executivas.
-
SECRETÁRIO DE ESTADO PARA AS FINANÇAS E TESOURO ACOMPANHA OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO NA CIMEIRA MUNDIAL DOS GOVERNOS NO DUBAI