As relações de cooperação, formalmente estabelecidas em 1997, entre Angola e EAU, têm registado crescimento continuamente nos últimos anos com visitas de alto nível, investimentos nos sectores agrícola, industrial, nas energias renováveis e infra-estruturas, além de outras iniciativas que visam diversificar a economia angolana.
Essas considerações foram feitas neste Sábado, 16.11.2024, pelo Embaixador de Angola nos Emirados Árabes, Júlio Maiato, quando falava durante o acto central das comemorações dos 49 anos da Independência no Dubai.
Na ocasião, o diplomata angolano disse que os Emirados Árabes Unidos, posicionados como um centro comercial global e com o seu crescente interesse em investir no Continente Africano, também reconhecem a importância de reforçar os laços de cooperação com Angola, considerando o nosso País como um parceiro estratégico pela sua imensa riqueza em recursos naturais, terras férteis, clima de investimento favorável e compromisso com a transição energética, entre outros.
Afirmou que Angola, depois de atingir a paz e a estabilidade política, iniciou o seu processo de reconstrução e criar bases para a cooperação internacional, essencial para o desenvolvimento económico.
Passou a ser dado especial ênfase às relações diplomáticas e económicas com as Nações Amigas, nomeadamente com os Emirados Árabes Unidos, este admirável país que nos acolhe e cuja história de progresso e prosperidade constitui uma referência incontestável e um exemplo de diversificação económica para todos os países produtores de petróleo.
Durante o evento realizado em conjunto entre a Embaixada de Angola e o Consulado Geral de Angola no Dubai foi promovido um momento cultural com a exibição de tranças africanas e exposição de pintura.
Estiveram nas celebrações da dipanda, além do Cônsul-Geral de Angola no Dubai, Bento André "Morgado", diplomatas e membros representativos da Associação de Angolanos e Amigos nos Emirados Árabes Unidos e convidados.
-
Relações de cooperação entre Angola e EAU registam crescimento