• JÚLIO MAIATO ACREDITADO NO REINO DO BAHREIN COMO EMBAIXADOR NÃO RESIDENTE


    O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, foi acreditado, ontem (13.08. 2024), em Manama, como Embaixador Não Residente no Reino do Bahrein.
    Júlio Maiato apresentou as cartas credenciais à Sua Majestade, o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa, numa cerimónia realizada no Palácio Al Sakhir.
    O momento foi aproveitado para o Chefe da Missão Diplomática de Angola nos EAU apresentar cumprimentos do Presidente da República, João Lourenço, ao Rei do Bahrein, reafirmando o desejo de reforçar os laços de amizade e cooperação em diversas áreas, com destaque para agroindústria, petróleos e recursos minerais, finanças, transportes, saúde, formação de quadros e no campo parlamentar.
    Na cerimónia, diante de outros 13 diplomatas estrangeiros, o Embaixador Júlio Maiato enfatizou, igualmente, a necessidade de estabelecimento de novos acordos para cimentar cada vez mais uma maior aproximação sobretudo no campo empresarial.
    Além do Reino do Bahrein, fazem parte da área de cobertura da Embaixada da República de Angola em Abu Dhabi, o Estado do Kuwait, o Afeganistão (actualmente Emirado Islâmico do Afeganistão) e a República Islâmica do Paquistão, assim como a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), com sede em Abu Dhabi.
    A República de Angola e o Reino do Bahrein estabeleceram relações diplomáticas formais, com a assinatura a 26 de Setembro de 2013, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, de vários instrumentos jurídicos entre o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e dos Negócios Estrangeiros daquele país árabe.
    O Bahrein é um pequeno país insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. O país está no centro das principais rotas comerciais desde a antiguidade. A sua economia está em constante crescimento.
    Com a renda do petróleo, diversos projectos industriais em outros segmentos estão em andamento, nas áreas de cimento, alumínio e construção naval.
    A produção e a refinação de petróleo do Bahrein respondem a aproximadamente 60% das exportações, 70% dos rendimentos do governo local e 11% do PIB do Bahrein. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, o país acolhe diversas firmas multinacionais com negócios no Golfo Pérsico.
    O Reino do Bahrein é membro das Nações Unidas, da Liga Árabe, da Organização de Cooperação Islâmica, do Conselho de Cooperação do Golfo e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
    SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA EMBAIXADA DE ANGOLA EM ABU DHABI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, AOS 14 DE AGOSTO DE 2024-.