• HÉLDER DA COSTA REPRESENTA JUVENTUDE ANGOLANA NA SEMANA DA SUSTENTABILIDADE DE ABU DHABI


    O jovem angolano Hélder da Costa, de 26 anos, tornou-se uma referência durante a Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, que decorreu de 10 a 15 do corrente, iniciada com a 16ª Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).
    O engenheiro informático, formado pelo Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) de Angola, apaixonado em tecnologias para promoção da transição energética, eficiência operacional e resiliência climática, deslocou-se a capital político-administrativa dos Emirados Árabes Unidos a convite da IRENA, resultante de um concurso internacional.
    Na referida competição, participaram 140 jovens líderes de 62 países, tendo sido escolhido no conjunto de 35. Angola e Azerbaijão foram seleccionados para apresentar uma declaração durante a Assembleia da organização multilateral realizada de 10 a 12 de Janeiro de 2025, na qualidade de delegados juvenis da IRENA, em que abordaram a inovação juvenil e soluções digitais, com foco na inteligência artificial e no acesso à energia renovável.
    A declaração foi apresentada em conjunto por Hélder da Costa (Angola) e Saida Mammadova (Azerbaijão), durante as discussões do tema do 7.º Fórum da Juventude da organização sobre “Inovação Juvenil e Soluções Digitais: Da IA ao Acesso às Energias Renováveis”.
    O fórum identificou três recomendações prioritárias, uma das quais garantir que a Inteligência Artificial (IA) fortaleça os sistemas de energia inclusivos, em vez de criar dependências.
    A IA é cada vez mais aplicada ao acesso à energia sem transparência em torno dos dados de treino, pressupostos ou limitações. Ao mesmo tempo, infraestruturas dependentes da IA como centros de dados podem consumir electricidade à escala de cidades inteiras, criando riscos em que a procura digital está desalinhada com o planeamento energético inclusivo.
    O documento lido perante os delegados dos países presentes incluindo Angola resulta do Fórum da Juventude da IRENA 2026, realizado antes da Assembleia e destaca a importância da perspectiva da geração nativa digital na revisão do ODS7 (Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 7) antes de 2030.
    A declaração alerta para o consumo crescente de electricidade pelos centros de dados, que deverá duplicar até 2030 e o seu impacto na rede eléctrica e nas emissões.
    Sublinharam que a perspectiva é crítica à medida que se aproxima a revisão global final do ODS7 antes de 2030, a última oportunidade para avaliar os compromissos e tradução na prática dos resultados. Os jovens enfatizaram “o que torna esta revisão diferente é a inteligência artificial”.
    Os centros de dados já consomem mais de 415 terawatts/hora de electricidade globalmente e a procura deverá mais do que duplicar até 2030, colocando esta revisão do ODS7 num ponto de inflexão crítico entre o reforço das energias renováveis e a expansão da rede.
    O jovem angolano participou nas actividades da IRENA Juventude durante a Semana da Sustentabilidade (ADSW), incluindo a abertura oficial, sessões no pavilhão da IRENA sobre empreendedorismo, inovação para acesso à energia, financiamento da descarbonização industrial, governação de dados e IA, uma visita técnica ao Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park, além de dinâmicas e momentos de networking com outros jovens líderes. Hélder da Costa manteve diálogo com a delegação angolana encabeçada pelo Ministro João Baptista Borges e com o representante de Angola junto da IRENA, Embaixador Júlio Maiato.
    O angolano envolve-se igualmente em acções comunitárias através do Planeta Consciente, uma organização juvenil angolana de que é presidente de direcção, focada em educação climática e transição energética justa, sobretudo a nível comunitário, actuando em Luanda, Benguela (Angola) e Lisboa (Portugal).
    A organização não governamental trabalha com jovens e comunidades que ainda estão fora das grandes discussões globais para garantir que temas como energias renováveis, acesso à energia e sustentabilidade cheguem ao terreno.
    A apresentação de Hélder da Costa durante a Assembleia IRENA reflecte essa ponte: ligar política energética internacional com realidades locais em Angola, formando jovens e apoiando iniciativas práticas de adaptação e consciência ambiental.