O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, foi acreditado, hoje (22.01.2025), no Estado do Kuwait, como Embaixador Não Residente.
O diplomata angolano apresentou as cartas credenciais às autoridades daquele país da Península Arábica, localizado a Noroeste do Golfo Pérsico, numa cerimónia em que foram acreditados igualmente 9 diplomatas estrangeiros.
Na ocasião, o Chefe da Missão Diplomática de Angola nos EAU expressou em nome do Governo angolano às autoridades kuwaitianas, o desejo de iniciar uma nova fase com o estabelecimento de instrumento legal de cooperação bilateral entre os dois países.
Além disso, criar-se condições para que sejam financiados projectos em curso no nosso País através de diversos Fundos existentes no Kuwait.
O Fundo Soberano (Autoridade de Investimento do Kuwait), o quarto maior do mundo, tem um capital de 980 mil milhões de dólares. O outro Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Económico foi criado para ajudar, financeira e tecnicamente, países necessitados e já concedeu um total de 1.056 empréstimos a 120 países beneficiários, totalizando 22,1 mil milhões dólares. Mais de 300 subvenções e pacotes de assistência técnica foram prestadas a 88 países e instituições, totalizando 318,9 milhões de dólares.
No campo empresarial, trabalhar-se com a Câmara de Comércio e Indústria do Kuwait, que congrega mais de 40 mil firmas, para cimentar cada vez mais uma maior aproximação com as empresas angolanas.
Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Kuwait, Abdullah Ali Al-Yahya, realçou as excelentes relações existentes entre Angola e o Kuwait e fez referência ao reforço dos laços de amizade e de cooperação bilateral, particularmente no sector petrolífero.
Manifestou igualmente o grande interesse da parte kuwaitiana em cooperar com Angola no que diz respeito à segurança alimentar visto que representa uma das principais prioridades do seu Governo.
Visando diligenciar investimentos e galvanizar as trocas comerciais entre os dois países, o governante do Kuwait acolheu as recomendações do Embaixador Júlio Maiato de estreitamento das relações entre a Missão Diplomática de Angola e os diferentes fundos criados e a Câmara de Comércio e Indústria local.
À margem da cerimónia, o Embaixador Júlio Maiato manteve um breve encontro com o Director da Direcção África do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Kuwait, Nayef Al-Mudahaf, no qual foi passado em revista o estado actual das relações entre os dois países.
O Estado do Kuwait, liderado pelo Emir, Sheikh Mishal Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, tem como principais parceiros os Emirados Árabes Unidos, China, Arábia Saudita, Coreia do Sul, EUA e Japão.
O Kuwait tem um sistema bancário bem desenvolvido e vários bancos no país remontam ao tempo antes do petróleo ter sido descoberto.
A produção actual de hidrocarbonetos é de 2,8 milhões de barris por dia e sofreu um aumento de 4 milhões de bpd em 2020, estando as suas reservas do crude de aproximadamente 104 bilhões de barris, equivalente a aproximadamente 8% das reservas do mundo.
Com uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,7%, o Kuwait tem uma das economias que mais cresce na região do Oriente Médio e do mundo árabe.
Além do Estado do Kuwait, fazem parte da área de cobertura da Embaixada da República de Angola em Abu Dhabi, o Reino do Bahrein, o Afeganistão (actualmente Emirado Islâmico do Afeganistão) e a República Islâmica do Paquistão, assim como a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), com sede em Abu Dhabi.
A República de Angola e o Estado do Kuwait assinaram o acordo que formalizou o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países a 20 de Novembro de 1997.
-
ESTADO DO KUWAIT ACREDITA EMBAIXADOR JÚLIO MAIATO COMO NÃO RESIDENTE