O Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, destacou as excelentes relações que unem Angola e os Emirados Árabes Unidos.
Falando durante o acto central das celebrações dos 50 Anos de Independência Nacional realizado no dia 11 de Novembro, em Abu Dhabi, capital político-administrativa dos Emirados Árabes Unidos, o diplomata considerou que a amizade que o nosso país partilha com este importante país do Médio Oriente tem-se consolidado ao longo dos anos.
Sublinhou que as relações conheceram uma nova dimensão com a histórica visita de Estado de Sua Alteza Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos EAU, a Angola em Agosto passado. Esta visita resultou em mais de 40 instrumentos de cooperação em áreas estratégicas, como energia, logística, agricultura, tecnologia, infra-estrutura e transporte.
Perante o convidado de honra, Sultan Mohammed Al Shamsi, Ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros para Assuntos de Desenvolvimento e Organizações Internacionais dos EAU, em nome do Governo e do Povo Angolano, o Embaixador Júlio Maiato expressou os mais sinceros agradecimentos à liderança e ao povo dos Emirados Árabes Unidos pela sempre aprazível hospitalidade, pelo acolhimento caloroso à comunidade angolana e pela parceria sólida que se partilha no caminho de um futuro mais próspero.
Nos Cinquenta Anos depois da liberdade, Júlio Maiato reafirmou como uma Nação preparada para o futuro, assente na estabilidade política, nas reformas em curso e num clima de negócios cada vez mais favorável, e com base nisso, Angola está pronta para acolher cooperação e investimento que promovam o progresso partilhado.
“Como sublinhou Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, oferecemos hoje condições que garantem estabilidade contratual, segurança jurídica, previsibilidade e o devido retorno”.
É neste espírito de confiança que celebramos Angola: um País soberano, estável e aberto ao mundo, pronto para transformar desafios em oportunidades”.
O Embaixador enfatizou a convicção de que “investir em Angola significa investir no futuro do continente africano”, na medida em que o país está a finalizar projectos estruturantes de conectividade regional nos domínios rodoviário, portuário e ferroviário.
Acrescentou que está em curso a finalização de outras infra-estruturas de refinação de hidrocarbonetos, com o pleno objectivo de servir não somente Angola, mas também as sub-regiões da África Austral e da África Central.
O momento de celebrações foi marcado com a exibição cultural (música e dança) pelo grupo Mona Nzambi, proveniente de Luanda.
O evento foi realizado em conjunto entre a Embaixada de Angola em Abu Dhabi e o Consulado Geral de Angola no Dubai.
Além da presença de Sultan Mohammed Al Shamsi, esteve na actividade celebrativa dos 50 Anos de Independência Nacional, Yousef Al Mazrouei, Director do Departamento da África Central do Ministério das Relações Exteriores dos EAU, a Cônsul-Geral de Angola no Dubai, Paula de Castro, membros do corpo diplomático acreditados nos Emirados Árabes Unidos e da comunidade angolana residente neste país do Médio Oriente, incluindo diplomatas, empresários e convidados.
-
EMBAIXADOR DESTACA EXCELENTES RELAÇÕES QUE UNEM ANGOLA E OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS