SUA EXCELÊNCIA, SULTAN MOHAMMED AL SHAMSI, MINISTRO-ADJUNTO PARA OS ASSUNTOS DE DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DOS EAU;
SUAS EXCELÊNCIAS, REPRESENTANTES DO
CORPO DIPLOMÁTICO;
ESTIMADOS MEMBROS DA COMUNIDADE ANGOLANA RESIDENTE NOS EAU;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;
Antes de mais, gostaria de endereçar calorosas boas-vindas a todos quanto nos honram com a sua presença neste acto, que representa, aqui nos Emirados Árabes Unidos, o marco central das jornadas de celebração do 48.º Aniversário da Proclamação da Independência Nacional, uma efeméride de suma importância e elevado sentido histórico para todos os Angolanos, que este ano se comemora sob o lema: “11 DE NOVEMBRO – UNIDOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA”.
Em nome de Sua Excia, João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, endereço uma saudação muito especial e fraterna ao Povo e aos líderes deste fabuloso país que tão bem nos tem acolhido desde a abertura da nossa Missão Diplomática em Setembro de 2008.
As nossas saudações são particularmente dirigidas a Sua Alteza Sheik Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos.
EXCELÊNCIAS,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;
A Independência de Angola proclamada a 11 de Novembro de 1975 representou a viragem histórica para todos os Angolanos que durante várias gerações lutaram e deram as suas vidas pela conquista da liberdade e soberania do País, resultando desta epopeia, o surgimento de condições que conduziram à definição do seu próprio destino como um Povo e uma Nação Livre.
A República de Angola e Emirados Árabes Unidos mantêm um excelente nível de relações de amizade e de cooperação que foram estabelecidas a 11 de Dezembro de 1997, tendo desde esta altura, graças ao empenho dos seus respectivos líderes, registado um desenvolvimento progressivo na cooperação bilateral, sublinhando as visitas oficiais recíprocas cada vez mais frequentes.
Prova disso são as visitas ao mais alto nível de Sua Excelência, João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, bem como as visitas oficiais de entidades Angolanas aos Emirados Árabes Unidos e vice-versa.
Na relação entre os dois Estados, destaca-se a implementação de vários projectos, à luz dos quais um crescente número de empresários dos Emirados Árabes Unidos investe em várias áreas da economia angolana, incluindo a Agrícola, Indústria, Energias Renováveis e Infra-estruturas, sectores eleitos como prioritários pelo Executivo Angolano.
De igualmente nota-se o aumento do número de Angolanos a visitarem este país com a finalidade de explorar as oportunidades de negócios e investimentos.
EXCELÊNCIAS,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;
A partir desta tribuna, gostaria de apelar aos operadores económicos aqui presentes no sentido de continuar a participar no processo de desenvolvimento da economia angolana, tirando o maior proveito das reformas em curso, tais como:
O Programa de Privatizações (PROPRIV); O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e o Plano Nacional de Fomento para Produção de Grãos (PLANAGRÃO).