• Conferência national sobre o capital Humano


    Presidente da República reafirma aposta no capital humano e governação alinha as recomendações da Conferência Nacional em que participaram quadros da diáspora
    O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou a aposta do Governo no capital humano angolano que passa pela educação, sector que vai continuar a merecer total empenho por ser decisivo para o desenvolvimento do país.
    Ao proferir a “Mensagem sobre o Estado da Nação”, ontem, 15.10.2025, na Assembleia Nacional, o Chefe de Estado reconheceu que subsistem desafios quanto ao aumento e à diversificação da oferta formativa e quanto à melhoria da qualidade de ensino.
    Várias medidas de reforma e de melhoria foram sendo implementadas ao longo dos anos com vista ao aumento da oferta e à melhoria da qualidade de ensino.
    O Presidente da República informou que há um alinhamento com as recomendações da Conferência Nacional sobre o Capital Humano, realizada em Luanda nos dias 29 e 30 de Agosto do corrente ano, com a participação de mais de 2.000 delegados, incluindo quadros angolanos da diáspora, estando em curso um processo de harmonização curricular, que visa a melhoria dos currículos de formação superior, assim como decorrem acções de incentivo à criação de cursos nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, para um redireccionamento da oferta formativa e uma melhor adequação às necessidades do mercado de trabalho.
    Na Conferência Nacional sobre o Capital Humano, os angolanos residentes dos Emirados Árabes Unidos foram representados por Francisca Garcia, Empresária, Sara Fernandes, analista de Petróleo e Gás e por Ruben da Conceição, Atleta de Jiu-Jitsu.
    O encontro reuniu decisores políticos, académicos, representantes do sector privado, da sociedade civil e da diáspora, com o propósito de reflectir sobre o papel do capital humano no desenvolvimento sustentável de Angola.