• COMUNIDADE INFORMADA SOBRE O PROGRAMA DOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO PAÍS


    A comunidade angolana no Dubai foi informada hoje, 15.02.2025, sobre o programa geral das actividades alusivas ao 50º aniversário da Independência Nacional, a celebrar-se a 11 de Novembro do corrente.
    Após o encontro com os estudantes universitários angolanos nos Emirados Árabes Unidos há uma semana, o Consulado Geral de Angola no Dubai reuniu a comunidade no geral neste Sábado para abordar, entre outros assuntos, a preparação das referidas comemorações, que já decorrem no país.
    O seu lançamento aconteceu a 29 de Novembro de 2024 em Luanda pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República e Coordenador da Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50.º Aniversário da Independência Nacional, Adão de Almeida.
    As festividades do 11 de Novembro têm mobilizado todo o país e a diáspora através das Missões Diplomáticas e Consulares.
    Os angolanos são todos chamados a participar em eventos que engajam o país.
    Na sua intervenção, o Cônsul-Geral no Dubai e Emirados do Norte, Bento André “Morgado” referiu que convocou o “III Encontro com a Comunidade”, para ouvir os seus pontos de vista sobre a proposta do programa do Consulado, relativa à efeméride e engajá-los também nas acções programadas pelas representações diplomáticas de Angola nos Emirados Árabes Unidos.
    Neste quadro, estão programadas várias actividades recreativas, culturais e desportivas, com a participação da comunidade residente neste país árabe, tendo sido criados núcleos de trabalho.
    Outro aspecto realçado pelo Cônsul Bento André “Morgado” é a intervenção de Angola na União Africana, na pessoa do Chefe de Estado, João Lourenço, que assumiu neste Sábado, em Adis Abeba, a Presidência rotativa da organização continental, o que acontece pela primeira vez no seu percurso de Nação Independente.
    Discutiu-se igualmente o funcionamento da Associação de Angolanos e Amigos nos Emirados Árabes Unidos (AAAE-3AE) e a renovação dos órgãos sociais. O mandato da actual direcção terminou em Novembro de 2024 e os participantes do encontro recomendaram a convocação da Assembleia-Geral de Renovação de Mandatos.
    Sobre essa questão, o Cônsul-Geral, Bento André “Morgado” assegurou que o processo poderá decorrer de forma faseada.
    Nos Emirados Árabes Unidos residem cerca de 300 angolanos, concentrados maioritariamente no Dubai.
    No encontro, participaram os vice-cônsules, Balduíno Esteves e António Vieira Lopes.