• ANGOLA MANIFESTA A IRENA REFORÇO DA COOPERAÇÃO NA FORMAÇÃO DE QUADROS


    Angola manifestou a necessidade de beneficiar no quadro da sua filiação à Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), de formação especializada para jovens engenheiros para que estejam mais bem familiarizados com as novas tecnologias de produção de electricidade focalizadas às fontes renováveis.
    Esse apelo foi feito ontem, 16. 01.2025, pelo Secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos, durante o encontro que manteve com a Direcção-Geral da IRENA, encabeçada pelo italiano, Francesco La Camara.
    O governante angolano referiu que, associando a este treinamento de valências de inteligência artificial, permitirá um funcionamento ininterrupto dos activos que comportam o sistema eléctrico público tomando, sobretudo, em consideração o regime de exploração a que estarão sujeitas às instalações eléctricas com a interligação do nosso país a sistemas de países vizinhos.
    Na reunião, foi igualmente abordada a possibilidade de a IRENA disponibilizar a Angola, por via de parceiros, sem contrapartida financeira, sistemas fotovoltaicos destinados a infraestruturas de ensino e sanitárias em zonas distantes do sistema nacional interligado.
    Durante o encontro caracterizado por cordialidade e mútua interação, a IRENA mostrou-se aberta em acolher pedidos de inscrição de projectos a serem remetidos pela parte angolana que com o concurso da sua intervenção poderão ser objecto de atenção.
    O número um da IRENA, Francesco La Camara, congratulou-se com os esforços do Executivo angolano em disponibilizar energias de fontes limpas e sublinhou a necessidade de Angola na qualidade de signatário do Acordo de Paris continuar a promover iniciativas valorizantes da descarbonização da indústria de electricidade.
    O encontro entre a delegação angolana e a IRENA surge depois da 15ª Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) realizada esta semana (de 11 a 13.01.25) em Abu Dhabi, capital político-administrativa dos Emirados Árabes Unidos.
    Na Assembleia, participou igualmente o Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, na qualidade de representante permanente junto da IRENA.
    A delegação do Ministério da Energia e Águas (MINEA), integrada igualmente pelo técnico da Direcção Nacional de Energias Renováveis e Electrificação Rural e Local, João Fernandes Pataca, participou igualmente no evento da "Semana da Sustentabilidade" que teve ontem o seu encerramento no Centro de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC).