• ANGOLA E ARMÉNIA ANALISAM REFORÇO DA COOPERAÇÃO ECONÓMICA E COMERCIAL


    Angola e Arménia manifestaram o desejo de iniciar uma nova fase nas relações de cooperação económica e comercial.
    Essa intenção ficou expressa hoje, 08.04.2025, durante o encontro de cortesia que o Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, manteve com o Ministro da Economia daquele país asiático, Gevorg Popayan, à margem da 14ª Reunião Anual de Investimentos (AIM).
    Com o governante arménio, o Ministro Rui Miguêns, que representa o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ao evento, a decorrer até amanhã (9 de Abril), em Abu Dhabi, capital político-administrativa dos Emirados Árabes Unidos, tratou de diversos assuntos de interesse comum.
    Participou na audiência, o Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato.
    No Congresso da AIM estão mais de 100 países e conta com a presença do Presidente da Arménia, Vahagn Garniki Khachaturyan, que discursou na abertura do congresso mundial.
    Arménia, um país sem costa marítima, localizado na região montanhosa na Eurásia, faz parte actualmente de mais de 40 organizações internacionais, incluindo a ONU, Conselho da Europa, Banco Asiático de Desenvolvimento, Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização de Cooperação Económica do Mar Negro, entre outras.
    A República de Angola e da Arménia estabeleceram as relações diplomáticas a 03 de Outubro de 1994. Neste período, até 2023, as trocas comerciais entre os dois países situam-se em torno de USD 630.128, sendo o total de importações expresso a USD 544.024 e no mesmo período (10 anos) exportados apenas mercadorias no valor de USD 86.104.
    Antes do encontro, hoje, no prosseguimento da 14ª Reunião Anual de Investimentos (AIM), o Ministro Rui Miguêns assistiu ao painel sobre “Fórum Regional de África - Das Zonas ao Impacto: ZEEs africanas reinventadas”, no qual o presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, Manuel Pedro, participou no diálogo como orador.