O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, apelou ontem, 14.11.2023, em Abu Dhabi, aos grupos de interesse a aproveitarem a facilitação e isenção de vistos de entrada em Angola para cidadãos de 98 países, incluindo os Emirados Árabes Unidos (UAE) abertas pelo Governo Angolano.
Falando durante o acto oficial dos 48 anos da Independência Nacional celebrados a 11.11.23 em todo o país e na diáspora, disse que o Governo de Angola determinou a isenção de vistos de turismo para 98 países, incluindo os EAU.
Os cidadãos de países beneficiários estão a usufruir da isenção de vistos de turismo, podendo permanecer até 30 dias por entrada e até 90 dias por ano.
"Estamos disponíveis para direccionar qualquer interessado e as autoridades angolanas estão de mãos abertas para receber qualquer turista ou homem de negócios", afirmou o Chefe da Missão Diplomática de Angola neste país do Golfo Pérsico.
A partir da tribuna, apelou aos operadores económicos presentes no sentido de continuar a participar no processo de desenvolvimento da economia angolana, tirando o maior proveito das reformas em curso, tais como o Programa de Privatizações (PROPRIV), o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e o Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO).
O Embaixador também falou das expectativas à volta da realização da COP28, de 30 de Novembro a 12 de Dezembro deste ano, na Expo City Dubai, na qual Angola participa com uma delegação de alto nível.
O diplomata angolano encoraja as autoridades dos Emirados Árabes Unidos que pretendem transformar a COP28 num marco para a captação de investimentos e maior compromisso dos Governos, sector privado, organismos internacionais e ONG, no quadro da efectivação da transição energética e da protecção ambiental.
O Governo, liderado pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, determinou como ingente tarefa para desenvolver o País, objectivos primários, tais como fomentar a diversificação económica, visando a redução gradual da dependência do petróleo, para alcançar um crescimento sustentável e inclusivo.
Um dos cinco eixos da Estratégia de Longo Prazo Angola – 2050, recentemente aprovada pelo nosso Governo, é ter uma economia diversificada e próspera, com ênfase nos sectores da Agricultura, Pecuária, Pesca, Indústria Transformadora, Recursos Minerais e Turismo.
Júlio Maiato falou igualmente do novo Aeroporto Internacional de Luanda "Dr. António Agostinho Neto" inaugurado no dia 10 de Novembro de 2023. Disse que a imponente unidade aeroportuária movimentará 15 milhões de passageiros/ano, ajudará a crescer o Turismo e 130 mil toneladas de carga por ano serão transportadas.
Em outras palavras, afirmou, o Novo Aeroporto em Bom Jesus, em Luanda, vai impulsionar o crescimento económico, abrir novas oportunidades de negócios e aproximar os povos.
Estiveram presentes no acto para assinalar os 48 anos de Independência Nacional, que decorre sob o lema: “11 DE NOVEMBRO – UNIDOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA”, várias individualidades nos EAU, com destaque para Sultan Mohammed Al Shamsi, Ministro-adjunto para os Assuntos de Desenvolvimento Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos.
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA EMBAIXADA DE ANGOLA NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, AOS 15 DE NOVEMBRO DE 2023-.