A Província do Cuanza Sul acolheu hoje, o Acto Central do 4 de Fevereiro - Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, orientado pelo Ministro da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, sob o lema “Preservando os Valores da Pátria, Honremos os Nossos Heróis”.
O Ministro da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, deu Início a celebração dos 63 anos do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, ao depositar uma coroa de flores ao busto do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, sito no Largo Primeiro de Maio, cidade do Sumbe.
Na sequência, o ministro João Ernesto dos Santos, acompanhado pelo governador provincial do Cuanza Sul, Job Pedro Castelo Capapinha, visitou a feira de exposição de produtos agrícolas dos antigos combatentes provenientes dos 12 municípios da Província, no Instituto Nacional de Petróleos (INP), seguido da entrega de kites agrícolas.
Ao discursar no acto central das comemorações do 4 de Fevereiro, ocorrido no Pavilhão de Eventos do INP, o ministro destacou a importância da data que hoje se comemora, sobretudo a valorização dos antigos combatentes. O ministro afirmou, ainda, que Cuanza Sul é um dos maires activos do país e destacou, igualmente, as potencialidades da província no sector agro-pecuário e hídrico.
Por sua vez, o governador Job Pedro Castelo Capapinha, destacou, durante o seu discurso, a importância do 4 de Fevereiro para a proclamação da Independência Nacional e destacou, ainda, as acções do Governo Provincial Cuanza Sul para que se alcance a auto-sustentabilidade dos antigos combatentes e ex-militares.
Participaram do acto, ministros da Agricultura e Florestas e da Educação; secretária de Estado para Administração do Território; altas patenstes da Forças Armadas Angolana e da Polícia Nacional; representantes de partidos políticos; vice-governadores da província, deputados à Assembleia Nacional, entre outros.
"Juntos Por Uma Vida Melhor"
-
ACTO CENTRAL DO 4 FEVEREIRO – DIA DO INÍCIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL